Para a apresentação do evento estiveram presentes no Pátio Nobre do Consistório Ayamontino, o vice-presidente da câmara desportiva da cidade de Ayamonte, Javier López, o vereador do Desporto da câmara municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Leal, o técnico da câmara Municipal de Castro Marim, Jorge Neves, e como representante da direção municipal de Desportos, Pilar Carro.
Esta edição será realizada virtualmente devido à pandemia Covid-19, o que dificultou a organização do teste, no formato utilizado até à data. Com a corrida virtual, será reativado um evento internacional de atletismo de estrada que foi suspenso por alguns anos devido às obras de manutenção da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana, que é uma ligação entre ambos os países e através da qual o percurso passou.
No entanto, uma vez que a zona ainda sofrem os efeitos da pandemia Covid 19 e as diferentes restrições de saúde existentes em ambos os países, o teste será realizado virtualmente, através de uma APP, na qual podem realizar formação preparatória e registar a sua concorrência.
Esta edição é uma forma adaptada que «graças à tecnologia» permitirá partilhar uma experiência com quase mil pessoas de diferentes locais. Cada participante escolherá o dia, a hora, o local e o percurso adequados às suas necessidades, e através da app pode registar o número de formações que considerar adequado e terá um intervalo de 4 dias para registar o concurso, de forma segura e respeitadora das restrições de saúde estabelecidas em cada local de residência. Fora deste intervalo de dias, de 25 a 28 de novembro, não podem ser registados resultados no modo de competição.
A prova só pode ser realizada em territórios de Espanha ou de Portugal, com uma distância de X Miles, 16.090 metros. Note-se também que o registo é gratuito. Esta ação insere-se no projeto EuroGuadiana 2020, cofinaeido pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal.