Lagoa remove embarcações encalhadas

A operação foi conduzida pelo Município de Lagoa, com o apoio da Capitania do Porto de Portimão e a colaboração de um dos proprietários de uma das embarcações, com recurso a uma empresa privada.
Dois dos três veleiros removidos tinham encalhado no final do ano de 2023 e um outro na semana passada, fruto das tempestades que se têm verificado nos últimos meses.
O Município de Lagoa solicitou a uma empresa privada a remoção da embarcação Lady Stray de 7.90 metros e da embarcação Bitten, aparentemente de origem sueca, de 9 metros, cujo proprietário não foi possível identificar. A remoção da embarcação RAN de 11 metros, foi solicitada pelo proprietário, e executada na mesma operação.
A operação obrigou a cuidados redobrados e foi acompanhada por uma equipa de mergulhadores profissionais, tendo uma Base de Assistência & Salvação Marítima junto ao Clube Naval de Portimão.
A remoção da quarta embarcação encalhada na Praia Grande, denominada “Thor”, está marcada para o próximo dia 07 de abril, dia em que a maré será mais favorável, naquela que será mais uma tentativa, por parte do armador, para retirar esta embarcação de maior porte. Terá o auxílio de um rebocador oriundo do Porto de Sines.