
Os agricultores cujas explorações foram afetadas pelos fenómenos meteorológicos Kirk e DANA, bem como pela doença Língua Azul, já podem candidatar-se a apoios financeiros para restabelecer o seu potencial produtivo. O aviso para submissão de candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020) está aberto até ao próximo dia 28 de fevereiro.
A Depressão Atmosférica em Níveis Altos (DANA), também conhecida como ‘Gota Fria’, afetou a região do Algarve nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2024, causando estragos significativos, sobretudo no Sotavento. Os concelhos de Olhão e Tavira foram particularmente impactados, registando inundações severas, destruição de infraestruturas agrícolas e perda de produções.
Os apoios disponíveis destinam-se a compensar os agricultores pelos danos sofridos e a permitir a recuperação das explorações. As candidaturas devem ser formalizadas através do Balcão do Beneficiário do PDR2020, acessível via o portal oficial do programa.
Esta medida foi reconhecida como resposta a uma catástrofe natural, conforme estabelecido no Despacho n.º 1219/2025, de 27 de janeiro.