Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente divulgados pelo executivo comunitário, Portugal está entre os principais da países da União Europeia (UE) com mais águas balneares de excelente qualidade, encontrando-se em sétimo lugar com a classificação de (91,5%), a seguir a Chipre (99,1%), Áustria (98,5%), Malta (97,7%), Grécia (95,7%), Croácia (95,6%) e Alemanha (92,5%).
Ao todo, o relatório tem em consideração os resultados da monitorização no ano passado de 22.295 zonas balneares na Europa – incluindo do Reino Unido, que deixou de integrar a UE no mês de fevereiro. 85% respeitam as normas.
De acordo com os dados que ontem foram conhecidos relativamente à qualidade das águas das praias europeias, o relatório salienta que «quase 85% das zonas balneares de toda a PANDEMIA Europa monitorizadas em 2019 respeitavam as normas de qualidade mais elevadas e mais rigorosas da UE, sendo classificadas como excelentes”, permitindo dar “aos banhistas uma boa indicação dos locais onde podem encontrar as águas balneares de melhor qualidade”. Perante a pandemia da covid-19, Bruxelas lembrou ainda a necessidade de manter uma distância mínima de 1,5 a 2 metros em locais exteriores como praias, bem como a adaptação de “disposições especiais para permitir o afastamento físico e a aplicação de medidas especiais de higiene».