«Os Verdes» querem preço da água inalterado
As empresas concessionárias do abastecimento de água, em ano de inflação zero aumentaram a fatura e o Partido Ecologista «Os Verdes» está a questionar o Governo sobre a necessidade de serem mantidos sem alteração.
Uma pergunta entregue pelo PEV, Partido Ecologista “Os Verdes” questiona o Ministério do Ambiente e da Acão Climática, a propósito de algumas autarquias terem subido o preço da fatura da água, a invocar um contrato com a sua concessionária, neste ano de 2021 em que é estimada uma inflação a zeros de zero pontos percentuais ou mesmo negativa.
A crítica a estes aumentos salienta ainda que o preço deste bem essencial vai baixar 2,24%. «O Verdes» anotam ainda que esta situação ocorre num período em que as pessoas estão a perder rendimentos, ao mesmo tempo que, com o confinamento, se regista um aumento de todas as despesas de consumo.
Nas suas questões apresentadas na Assembleia da República, aquele partido lembra que, durante o primeiro confinamento, houve um aumento em 10% do consumo energético das famílias e anotam que este mesmo aumento ocorreu «em municípios onde as águas se encontram privatizadas através de contratos de concessão e onde o preço da água era já dos mais caros do País».
O sentido da pergunta ao Governo é para que o mesmo ature no sentido de garantir que o preço da fatura da água se mantenha inalterado, mesmo em autarquias onde a gestão é privada.