Dunas e aves sensibilizam residentes na Ria de Alvor

O motivo foi o realçar da importância dos sistemas dunares quanto à proteção do avanço das areias e do mar e a defesa e suporte da diversidade de espécies de fauna e flora. Vai colocar dois painéis informativos nos acessos ao sistema dunar de Alvor e delimitar a área onde, anualmente, se estabelece a colónia de chilreta.
A iniciativa foi tomada em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação A Rocha.
De acordo com a câmara municipal de Portimão, explica-se pelo o facto de a Ria de Alvor se encontrar classificada no âmbito da Rede Natura 2000 (Sítio PTCON0058) e constituir um local de nidificação de duas espécies de aves que constroem os seus ninhos no areal das praias e dunas: a chilreta (Sternula albifrons) e o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus).
A época de nidificação coincide com a temporada balnear, o que leva ainda à participação nesta ação de sensibilização vigilantes da natureza e representantes da Polícia Marítima, GNR, Junta de Freguesia de Alvor, Proteção Civil Municipal, Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, entre outros, enquanto «agentes de fiscalização, segurança e limpeza das praias que poderão contribuir para o sucesso reprodutor de ambas as espécies».
foto de: Aves de Portugal