Andam mais de um século para trás
Breves-Fora

Andam mais de um século para trás

Nos Estados Unidos o senado do estado do Iowa aprovou uma lei que vai permitir que as crianças e jovens com menos de dezasseis anos possam trabalhar seis horas por dia, em funções perigosas como demolições e escavações.

Segundo os proponentes da lei o projeto tem um objetivo de providenciar «valiosas oportunidades às crianças para trabalharem e serem pagas», segundo defenderam os senadores republicanos. A lei registou apenas dezassete votos contra de quinze democratas e dois republicanos.

No início de abril, a governadora Kim Leils defendeu a reversão das leis que restringem o trabalho infantil alegando que «o trabalho ensina muito às crianças e se elas tiverem tempo para o fazer e quiserem algum dinheiro ganhar, algum dinheiro adicional», e não devem ser desencorajadas de o fazer.

O projeto também retirou todas as restrições previamente existentes no que respeita a trabalhos para jovens que apresentam perigosidade como demolições, escavações, reparações e montagens de telhados.

Vai ser criada uma comissão para estudar a possibilidade de que adolescentes com catorze anos obtenham a carta de condução, em especial para se deslocarem para os trabalhos. Os adolescentes que forem feridos durante o desempenho das suas funções laborais podem recorrer ao benefício abrigo do programa de compensação dos trabalhadores do estado do Yowa.

Alcoutim
Back to top button