elaboração postal
Destaque Território

Em Castro Marim os atelieres de Natal recuperam tradições

Numa iniciativa que juntou os projeto «Castro Marim (COM) Vida», a Biblioteca Municipal e o Agrupamento Escolar concelhio foi recuperada ao passado a popular tradição do envio dos postais de natal a familiares distantes, com o evio de 400.

Tendo em atenção o distanciamento social a atividade dirigida aos alunos do Agrupamento de Escolas do concelho de Castro Marim, englobou duas etapas: a «hora do conto» e elaboração de postais natalícios.

«O rato que cancelou o Natal», foi o conto selecionado, com o objetivo de melhor exemplificar as condicionantes da situação pandémica. A etapa seguinte consistiu na elaboração de postais de natal apostando na criatividade dos mais novos, recorrendo a um conjunto de materiais diversos para decoração de envelopes. A finalizar, os alunos colocaram a morada do familiar e o Município de Castro Marim ficou responsável pelo envio de cerca de 400 postais de Natal junto dos postos de correio).

A iniciativa esteve englobada nas atividades complementares para promoção de comportamentos saudáveis e reforço das tradições dos mais pequenos. A atividade foi planeada para o formato presencial com readaptação da metodologia: foi desenvolvido um vídeo explicativo e preparados vários kits (materiais), entregues às várias turmas do agrupamento de Castro Marim, para que, em sala de aula, fossem desenvolvidos os postais com a ajuda dos professores titulares.

O projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», é promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, tem cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e da União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Etiquetas