
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quarta-feira que o Covid-19 é uma pandemia. A informação foi dada por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, na conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus a partir de Genebra, na Suíça.
A mudança de classificação de epidemia para pandemia significa que a propagação da doença é agora global, estando presente num número considerável de pessoas em todos os continentes. E tratando-se de um vírus de gripe novo, para o qual a maior parte das pessoas não tem imunidade, o seu risco para a saúde pública é acrescido.
Neste momento, há mais de 118 mil casos em 114 países, 4.291 mortes confirmadas, 81 países sem casos reportados e 57 países têm 10 ou menos casos. Tanto na China como na Coreia do Sul a epidemia “está em declínio”, garante a OMS.
Planos de contingência no Baixo-Guadiana
Os diversos municípios do Baixo-Guadiana aprovaram o Plano de Contingência COVID-19 a adotar pelos serviços, onde se refletem as obrigações de assegurar aos seus trabalhadores condições de segurança e de saúde, de forma continuada e permanente, tendo em conta os princípios gerais de prevenção.
Alinhados com as orientações da Direção Geral de Saúde e de acordo com as diretivas do Sistema Nacional de Saúde para a infeção humana pelo Coronavírus, os municípios estão a definir define o nível de resposta e de ação de cada um, minimizar os riscos de transmissão daquele agente patogénico. .
Apuramos as medidas de contigência tomadas até hoje pelos municípios do Baixo-Guadiana:
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
O plano de contingência assenta em três fases de intervenção, de acordo com a necessidade de atuação, no âmbito da prevenção e controlo da infeção.
CASTRO MARIM
Até ao momento não deu conhecimento no site das medidas a tomar.
ALCOUTIM
Foi cancelado o Festival do Contrabando e Feira dos Doces D`Avó previstos para os dias 27, 28 e 29 de março e 10 e 11 de abril, respetivamente, como medida preventiva no âmbito da transmissão do vírus COVID – 19.
MÉRTOLA
O atendimento ao público nos vários locais, incluindo o Posto de Turismo de Mértola, está condicionado presencialmente. O Festival do Peixe do Rio está cancelado e a restante programação fica suspensa, nomeadamente o Festival Internacional de Teatro do Alentejo e a iniciativa Lembrar Serrão Martins.
Relativamente aos equipamentos municipais, as piscinas e o Estádio Municipal de Mértola estão encerrados ao público e o acesso ao Pavilhão Desportivo Municipal fica condicionado, com exceção das atividades já agendadas. A Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, e os núcleos museológicos estão encerrados (com exceção do Castelo, Alcáçova e Forja do Ferreiro, cujo acesso é livre).
Estão, também, canceladas todas as deslocações de eleitos e funcionários ao exterior do concelho, incluindo visitas de estudo e deslocações de outras entidades, em que sejam utilizadas viaturas municipais.
SERPA
Hoje, dia 12 de março, será realizada uma reunião com o Delegado de Saúde da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, no sentido de serem esclarecidas todas as questões. Depois desta reunião, a Câmara Municipal irá avançar com as medidas preventivas aconselhadas para evitar contágios e a disseminação do Covid-19.
Para já, todos os trabalhadores e serviços da autarquia receberam informações oficiais, emanadas pela Direção Geral de Saúde, no sentido de minimizar o contágio.
MOURA
Foi constituída uma equipa, composta por técnicos do Município, do Centro de Saúde de Moura e da Proteção Civil, que estão a realizar, para já, reuniões semanais, tomando as medidas preconizadas pelas autoridades de saúde.
A título adicional, ao decretado pela Direção-Geral de Saúde, o Município de Moura, no âmbito do Plano de Contingência interno, decidiu implementar as seguintes medidas excecionais, de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade:Suspender todas as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Moura, durante o mês de março;
Suspender, com efeitos imediatos, os transportes municipais para deslocações do movimento associativo (desportivas e recreativas); suspender a utilização de equipamentos municipais em provas desportivas; e suspensão das atividades da Universidade Sénior.
Estão também a ser contactadas as entidades do concelho, com iniciativas programadas para o mês de março, no sentido de reavaliarem a realização das mesmas, tendo em conta as recomendações da DGS.
ELVAS
Em articulação com o delegado de Saúde de Elvas e não obstante outras medidas que venham a ser decretadas a nível nacional, a Câmara Municipal, a partir de 12 de março de 2020 e até ao próximo dia 30 de abril, toma as seguintes medidas:
Cancelar as realizações da Exposição Canina Internacional de Elvas, Festival da Juventude e Académico de Elvas, Expo Noivos e Feira Escolar; encerrar as Piscinas Municipais de Elvas e os Pavilhões Desportivos Municipais de Elvas, Vila Boim e da Escola Básica 2,3 da Boa-Fé, nestes dois últimos casos no que respeita a atividades fora do âmbito escolar; suspender o Torneio da Malha do Concelho de Elvas, as atividades da Universidade Sénior de Elvas, quer na cidade quer nos sete polos das localidades rurais, incluindo o Ginásio Sénior e a hidroginástica; encerrar o Centro de Negócios Transfronteiriço, Coliseu Comendador Rondão Almeida, Estádio Municipal de Atletismo, os três campos do Estádio Municipal de Elvas e os campos de futebol de Santa Eulália, Terrugem e Vila Boim; encerrar os pavilhões multiusos de São Vicente, Santa Eulália, Barbacena, Terrugem, Vila Boim e Varche; suspender as realizações da Feira das Velharias, na Praça da República, e o Mercado Quinzenal, na Piedade; encerrar a Biblioteca Municipal, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Casa da Cultura, Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, Casa da História Judaica e Posto de Turismo do Castelo; e encerrar o Cineteatro Municipal e o Auditório São Mateus.
Durante este mesmo período de tempo, estão suspensas todas as deslocações em autocarros municipais para fora do concelho.