OMS acalma receios sobre gripe sazonal
Janeiro é um dos meses por excelência para a proliferação de vírus sazonais. Este ano não seria menos e alguns países, como a China, estão sendo afetados por surtos de gripe sazonal e metapneumovírus humano (MPVh), o que está colocando os hospitais do norte do país nas cordas, segundo o Huffpost.
O vírus pode causar infecções do trato respiratório e preocupa os profissionais, tal como com a pneumonia que pode causar e sua incidência em crianças e idosos.
Diante da memória da pandemia do coronavírus, algumas pessoas mostraram medo de que esse surto de metapneumovírus acabe levando a uma pandemia como a de 2020. Diante da preocupação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou uma mensagem de calma a esse respeito.
La organización asegura que, tras analizar la información de las autoridades chinas no hay motivo para alarmarse y recuerda que se trata de un virus ya conocido y que la gripe estacional sigue siendo más común.
«Os níveis de infecções respiratórias relatados na China estão dentro da faixa usual para a temporada de inverno e as autoridades relataram que a utilização hospitalar é atualmente menor do que no ano passado neste momento, e não houve declarações ou respostas de emergência», disse Margaret Harris, porta-voz da OMS, citada pelo jornal.
Sintomas e como é transmitido
Entre os sintomas que o metapneumovírus pode produzir estão o resfriado comum, tosse, febre, congestão nasal ou falta de ar. Conforme explicado pelo professor de Microbiologia Raúl Rivas no The Conversation, esses sintomas geralmente são leves em adultos saudáveis, mas são potencialmente fatais em grupos de risco.
O metapneumovírus também é transmitido de maneira semelhante a um resfriado comum: através da saliva ou outras secreções. Os especialistas recomendam a adoção de medidas de prevenção semelhantes às de qualquer vírus sazonal, como ventilar, cobrir tosses e espirros ou lavar as mãos regularmente.