Tudo o que já deveria ter sido feito!
Na realidade Vila Real de Santo António tem uma das joias por lapidar mais importantes do concelho, no sentido de se fazer um projecto verde, verdadeiramente estruturante para a economia e turismo local.
A zona do pontão de Vila Real de Santo António necessita, com urgência, de uma intervenção de qualidade ambiental que faça, definitivamente, a requalificação daquela zona da cidade de Vila Real de Santo António e seja um polo atrativo para visitantes e locais, com a manutenção da qualidade ambiental e características únicas daquela zona esquecida de Vila Real de Santo Antonio.
A entrada necessita desde já um projecto interpretativo de Santo António de Arenilha. a aldeia piscatória que tinha igreja e casas onde se alojavam os pescadores e primeiros habitantes de Vila Real de Santo Antonio, verdadeiro embrião da nossa cidade, e como forma de perseverar a nossa identidade e a origem dos nossos antepassados.
Relembrar que o sino da igreja de Santo António de Arenilha, encontra-se no museu do Castelo de Castro Marim.
O pontão necessita urgentemente de obras de pavimentação e de implantação de condições de segurança, sinalização e adequação do espaço, para que haja uma circulação segura e para que não voltem a acontecer acidentes como o que tivemos recentemente com Carla Leal.
A implementação de energias alternativas, numa zona bastante ensolarada, convida necessariamente o municipio a instalar uma rede de iluminação pública inovadora, completamente autónoma da EDP, sem os custos associados a ramais e a consumos de energia, desnecessários e bastantes onerosos, sabendo que existem verbas do fundo ambiental e do PRR.
A pavimentação adequada, com alcatrão permeável ambiental, da estrada que leva até ao Caramelo com uma ciclovia, em TOPMIX PERMEABLE, nome dado a este revolucionário material que promete uma gestão eficiente de águas pluviais, gestão ambiental, custos reduzidos e facilidade na sua aplicação.
Como a instalação de uma estrutura em madeira que permita, em toda a longitude da via, o estacionamento em espinha, o qual dará lugar ao quádruplo dos carros que estacionam atualmente no local.
A requalificação dos passadiços de acesso à praia assim como a ligação dos mesmos ao passadiço de monte gordo como forma de aliviar a massificação da praia de monte gordo.
Um dos grandes problemas atuais de Monte Gordo é a massificação desordenada do afluxo turístico entre julho e setembro, criando grandes constrangimentos da atividade que devia ser prazenteira e tornar-se, em muitos casos, um inferno estival, gerando muitas críticas e a desvalorização da oferta, quando, na realidade, deveríamos avançar para a certificação de Monte Gordo como um dos melhores destinos turísticos do Mundo.
É necessária A criação de dezenas de marcos de incêndio, na longitude da praia de Santo Antonio até Monte Gordo, com furos a utilizar, água do subsolo como forma de precaução para futuros incêndios deveras previsíveis atendendo à galopante alteração climática.
Também a instalação de pequenas bombas de rega com relógios, movidas a energia solar, como forma de arborizar a zona entre o pinhal e a estrada de acesso à praia, criando comodas zonas de lazer e de descanso para peões e atletas.
Vila Real de Santo António necessita urgentemente desta intervenção. Lembramos que muitos visitantes preferem a cidade para passar ferias, ao invés de zonas turísticas descaraterizadas;preferem uma cidade com o centro comercial a céu aberto dinâmico e atraente, com comércio de qualidade com serviços com alma, com rio, com Espanha e com todo o levante incluindo os concelhos vizinhos de Alcoutim e Castro Marim, que com o nosso concelho também têm motivos vários de atracção cultural.