Ambiente
Destaque foz-destaques Território

Verdelago começa a plantar uma árvore por cama

Foi assinalado, com uma ação de Educação Ambiental no Empreendimento Verdelago, o Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, dando inicio em Castro Marim à campanha «uma árvore por cada cama turística».

A iniciativa simbolizou também o início dos trabalhos do empreendimento que, embora aprovado, não avançou nos últimos 20 anos.

A iniciativa foi organizada pelos promotores da Verdelago, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castro Marim e a Câmara Municipal de Castro Marim e articulada com o ICNF.

Participaram 130 alunos do Centro Escolar de Altura que voltam amanhã, a plantar pinheiros, medronheiros, sobreiros e azinheiras, com o objetivo de preencher as clareiras existentes.

Cada árvore plantada foi batizada com o nome do aluno que a cultivou, procurando promover e estimular valores ambientais nos mais jovens.

A florestação é o grande objetivo desta iniciativa, mas, desta feita, com árvores autóctones, árvores originárias do próprio território, uma vez que as arrancadas se tratam de espécies invasoras, como os eucaliptos e as acácias.

Estima-se que o empreendimento das Terras da Verdelago, um investimento de cerca de 270 milhões de euros, venha a criar mais de 200 postos de trabalho diretos.